O QUE É UM BLOG?

O que dizer da função de um blog? Para mim, é a possibilidade de expressar-me livremente. É dizer ao que vim. É mandar recados sem máscaras e sem rodeios.

Ultimamente foco mais a sociedade em todos os aspectos. Gosto de Filosofia, sociologia, Antropologia, arte, cinema, poesia, musica, enfim, mas sou aquela que vive escrevendo à vida. Gosto de documentar meu pensamento através dos meus escritos. Aqui ou ali, estarei sempre deixando minha marca. Escrever é o meu grande barato. Busco temas que me identifico e falo sobre eles. Tenho uma grande necessidade de estudar, de pesquisar, de conhecer. Vivo vasculhando e remexendo em livros, enciclopédias, Internet, filmes, documentários, poesias, biografias, moda, política, tudo que diz respeito ao meu cotidiano ou assuntos documentados na história e me trazem respostas para uma constante busca que me faz viva.





quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Torquato Neto





Para que nada caia na mesmice que invade a vida de tantas pessoas, os poetas, escritores, artistas, enfim, sempre buscam um tema para as inpirações e viagens de suas almas.
No lançamento do meu livro "O CASÚLO", no dia 07/11/2010 na FNAC do Porto/PT, conversando com o meu mais novo amigo, o DANYEL GUERRA, uma pessoa super interessante, principalmente pelo ponto de vista intectual, falamos sobre o Torquato Neto.
                                   
Claro, o Danyel Guerra sabendo que o Caetano Veloso era um dos meus ídolos, relembrou o Torquato, obviamente pelo movimento TROPICÁLIA, especialmente por sua poesia, seu grande legado à arte e a cultura brasileira.
Incrivelmente, deixei o meu livro "Verdades Tropicais" (autor Caetano Veloso) no Brasil.
Eu queria ler de novo aquelas textos que enfatizam uma idéia de renovação, mesmo que, até hoje,  o Caetano não faça mais polêmica em torno do assunto, tampouco explique o propósito daquela corrente. Ele diz que está, ainda hoje, tentando entender o propósito de tudo aquilo.
Acho que a resposta está no óbvio desejo de se sentir livre para ir e vir ou "É ptoibido proibir".  Em meu computador, porém, sempre existem textos, imagens, depoimentos e muitos assuntos ligados ao tema e aos artistas que fundaram o Tropicalismo.
Hoje, dia 09/11/2010, completa 38 anos de morte do grande artista Torquato Neto.
É Coincidencia ou Deuscidencia estarmos falando sobre ele dois dias antes? Confesso que eu desconhecia a data de sua morte.
É... falavamos sobre ele e eu respondi ao Danyel: Claro que conheço o Torquato Neto. Ele foi parceiro do Caetano e do Gil. Deixou várias canções. Foram muitas.
A obra deixada por um artista que faleceu com apenas 28 anos de idade, pode ser considerada imensa. Reúne desde poesias, crônicas, artigos, músicas, cinema, roteiros, atuação, enfim, tudo que complementa o acervo de uma pessoa que respira arte, que se desenvolve sempre mais. Cada vez mais, uma vertente artística é incorporada ao seu cabedal e a sua bagagem intelectual.

Ele roteirizava, dirigia, atuava, era cineasta, poeta, escritor, jornalista, músico etc.
Foi um desbrabador, um vencedor nas suas andanças para fora do Piauí rumo ao Rio de Janeiro, onde todos os acontecimentos explodiam .
Gostava de dar signo às coisas.
Com ele, vários nomes abrilhantaram a Tropicália, tais como: Caetano Veloso , Capinam, Gal Costa, Gilberto Gil , Glauber Rocha, Guilherme Araújo, Jorge Bem Jor, Jorge Mautner, Júlio Medaglia , Lanny Gordin , Maria Bethânia, Os Mutantes (Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee) , Rogério Duarte (intelectual mulltimídia baiano) , Rogério Duprat  (Carioca, compositor e maestro), Tom Zé , Torquato Neto , Waly Salomão mais os seguidores anônimos.
                     
Feliz de quem desbrava, inova, cria e faz acontecer. Lamento que o Torquato não esteja mais entre nós, munido de sua inteligencia. Hoje, no aniversário de sua morte, eu reverencio a sua vida e peço que a luz do universo fortaleça seu espírito onde quer que ele se encontre.
Ele foi i mportante para o desenvolvimento triopicalista, bem como para toda sociedade brasileira.
É uma lástima que os artistas tendem a depressão quando veem seus ideais mais fraternos se diluirem nas águas da sofreguidão dos inocentes.
Somos fracos para o sofrimento alheio, mas fortes para combatê-lo.
Por isso, meu tributo vai para Torquato Neto, que preferiu a morte do que a perda de sua liberdade, ceifada pelo regime ditatorial. Mas certo é que ninguém cala um poeta. Concordo com a frase:
“Há uma gota de sangue em cada poema (Mário de Andrade).

Que o Torquato seja esquecido pelo vil sucídio, mas relembrado por todos que amam a arte e, através dela, criam esperanças, renovam ideais, afugentam a covardia e colocam a mercê do mundo a idéia que, materializada, pode transformar e desenvolver homens e mulheres mais sensíveis e capazes de nunca desistir do belo. Eu concordo com a teoria do Platão.

MEG KLOPPER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.